Principal arrow Como fazer uma colposcopia?

Menu Principal
 Principal
 Vacinas contra HPV
 Colposcopia
 Cirurgia de Alta Frequência
 HPV e doenças relacionadas
 Como fazer uma colposcopia?
 DST e Sexo Seguro
 Marcadores de oncogênese pelo HPV
 Links Interessantes
 Aulas
 Fale Conosco

 
Como fazer uma colposcopia?  

Para fazer uma colposcopia, seu médico deve solicitar ou encaminha-la para um serviço de Patologia Cervical e Colposcopia.

Existem vários serviços públicos que oferecem este exame, normalmente recebendo pacientes através de encaminhamento segundo as recomendações do Ministério da Saúde (veja “Quando a colposcopia é necessária?). Para saber onde existe um serviço público ou credenciado pelo SUS para realização da coposcopia, informe-se na Secretaria de Saúde de seu município.

Na Cervical, você deve marcar uma hora. O exame pode ser feito em qualquer época, desde que não esteja menstruada, mas procure marcar seu exame para cerca de 8 a 14 dias após o início de seu último período menstrual, porque esta é a fase do ciclo em que estão presentes as melhores condições para o exame. Caso você esteja em uso de pílula anticoncepcional ou não menstrue mais, o exame pode ser feito em qualquer época, mas pode ser interessante utilizar um preparo com um medicamento à base de estrogênio (você pode obter informações ao marcar o exame). Também não há época ideal no caso de você estar usando medicamentos anticoncepcionais ou estar grávida e não há qualquer contra-indicação para este exame durante este período.

Também é ideal que você já tenha tratado algum processo inflamatório. Portanto, caso seu médico tenha prescrito algum medicamento, utilize-o e dê um intervalo de pelo menos 5 dias antes de fazer a colposcopia, pois os processos inflamatórios e os cremes vaginais prejudicam este exame.

Lembre-se, ao escolher a data do exame, que se for necessário fazer uma biópsia, você deverá evitar relações sexuais com penetração vaginal por cerca de 7 dias. No dia do exame, não deixe de levar o resultado do preventivo que motivou a colposcopia. Alguns resultados mudam a conduta do examinador.

Nossos telefones: (21) 2493-7366 e 2132-8521.

 


 
 Powered By: Interatia Site Server