O QUE É A CIRURGIA DE ALTA FREQUÊNCIA?

É permitida a reprodução parcial ou total deste texto desde que citada a fonte:
Russomano, F., 2000. O que é a Cirurgia de Alta Frequência? Available from: URL: http://www.cervical.com.br

A Cirurgia de Alta Freqüência (CAF) é um procedimento cirúrgico no qual uma área doente pode ser retirada com mínimo dano ao órgão. É um procedimento que vêm sendo empregado em todo o mundo pelas vantagens de baixo custo, possibilidade de realização à nível de consultório/ambulatório, nenhuma repercussão sobre gestações futuras e grande proporção de sucessos, igual à dos tratamentos tradicionais.

É conhecida também como LLETZ (Large Loop Excison of the Transformation Zone), quando empregada no colo uterino, ou LEEP (Loop Electrosurgical Excision Procedure) ou, simplesmente, Exérese por Alça Diatérmica.

Este procedimento substitui a maioria das conizações, quando as lesões do colo do útero apresentam determinadas características de localização e extensão, e podem tratar qualquer grau de doença pré maligna do colo uterino, vagina e vulva.

Também vem substituindo com grandes vantagens os procedimentos à laser que, pelo seu altíssimo custo e alguns riscos, não chegou a disseminar-se em nosso meio, e as cauterizações de lesões pré malignas pela vantagem de, além de tratá-las, permitir o exame do segmento retirado, assegurando o diagnóstico (afastando a possibilidade de câncer oculto) e o tratamento total da lesão.

Como é realizada?
O que acontece depois?
Existe possibilidade destas doenças reaparecerem?
Como é feito o acompanhamento pós tratamento?

Caso você ainda tenha dúvidas estaremos à disposição para esclarecê-las. Faça contato.